Setores da esquerda questionam legitimidade de mulheres conservadoras eleitas
O avanço de mulheres conservadoras no Congresso Nacional nas eleições de 2026 reacendeu um debate entre parlamentares de esquerda e especialistas sobre representatividade e autonomia política. Nomes como Sâmia Bomfim e Erika Hilton passaram a questionar a legitimidade dessas vitórias, sustentando que elas teriam ocorrido majoritariamente com votos masculinos.
O argumento central, defendido por parlamentares como Sâmia Bomfim, é de que mulheres conservadoras que se posicionam como antifeministas são eleitas principalmente por homens. Segundo essa visão, o eleitorado masculino se sentiria representado por discursos que favorecem a manutenção de estruturas tradicionais e privilégios. A deputada baseia sua percepção na observação do perfil de seguidores em redes sociais e no público presente em eventos de celebração de candidatas eleitas.
Essa afirmação, no entanto, não tem base estatística oficial. O sistema eleitoral brasileiro assegura o sigilo do voto, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não separa os dados por gênero. Embora o tribunal divulgue estatísticas gerais sobre o perfil do eleitorado, não libera relatórios que identifiquem o sexo das pessoas que votaram em cada candidato específico. Assim, qualquer afirmação de que uma parlamentar foi eleita majoritariamente por homens ou por mulheres parte de suposições ou observações informais, sem prova técnica.
Especialistas apontam que a reação negativa revela um conflito sobre o conceito de representatividade. Para o mestre em Filosofia Francisco Razzo, esses movimentos não buscam apenas a presença física de mulheres na política, mas de mulheres que defendam pautas especificamente feministas e ideológicas. Já o cientista político Luiz Ramiro Júnior observa que a direita aprendeu a disputar espaços antes dominados pela esquerda, formando lideranças capazes de dialogar com diversos eleitorados. O crescimento conservador demonstra, segundo ele, que identidade e alinhamento político não precisam caminhar juntos.
O debate também envolve o termo "contradição performática", usado para descrever a crítica de que mulheres conservadoras não poderiam rejeitar o feminismo enquanto usufruem de direitos conquistados por esse movimento, como o próprio direito ao voto. Para Razzo, essa crítica tenta limitar a liberdade da mulher. Ele argumenta que, uma vez que os direitos se tornam universais, eles pertencem a todas as cidadãs, independentemente de suas convicções, e que exigir que uma mulher use um direito apenas de uma forma específica seria uma contradição, pois o objetivo original da conquista era garantir a autonomia e a liberdade de escolha.
Esta matéria foi publicada primeiro em Brasil · Gazeta do Povo e republicada aqui com tratamento editorial (síntese dos pontos mais relevantes), a partir de feed RSS. Ver publicação original.
Continue neste assunto
Palavras-Chave
Comentários nesta matéria
Comentário público sobre este texto. Após envio, a redação analisa antes de publicar. Para proposta de pauta ou assuntos privados, use mensagem à redação na sua conta.
Ainda não há comentários publicados nesta matéria.
Sua avaliação desta matéria
Clique nas estrelas para avaliar — pediremos que entre com seu e-mail.
Entre com seu e-mail para comentar nesta matéria (enviamos um link rápido, sem cadastro longo).
Entrar para comentar