O mineiro prefere o diálogo ao embate. A persuasão se dá pela conversa, não por ações bruscas. Os botecos privilegiam o bate-papo entre amigos. As velhas raposas políticas sussurram, de preferência ao pé do ouvido. Por meio de confabulações, mineiros verbalizam seus sentimentos e desejos, expressam suas artes e enredam seus interlocutores.

O programa Inconfidências vem para desnudar a alma de Minas Gerais. Surge para revelar segredos, elucidar fatos, esclarecer histórias, trazer à tona o que se pretendia deixar escondido. A cada semana, um novo entrevistado, famoso ou anônimo, irá responder às perguntas que você, aí do outro lado da tela, gostaria de fazer.

Produto editorial da Vilarejo Comunicação, o único compromisso do Inconfidências é com o jornalismo, na mais pura acepção que se tem do termo. Sem arreios e bridões, mas focado no interesse público, na formação do espírito crítico e democrático e na disseminação da informação.

Sob os auspícios da bandeira que remonta à época da conjuração mineira, o programa nasce inspirado pela liberdade. E pela luta incessante por qualidade, integridade e excelência. Afinal, somos todos inconfidentes.