Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Claudio de Souza Paranhos Ferreira nasceu no dia 25 de agosto de 1968, em Recife, em uma família com forte tradição agrícola no estado de Pernambuco. Estudou Zootecnia na FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) após a família se mudar para Uberaba, no Triângulo Mineiro, em 1989. Especializou-se em Gestão em Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas.

Atuando, inicialmente, na produção de cana-de-açúcar, Luiz Claudio Paranhos migrou para a criação e seleção de gado nelore. Hoje, o produtor rural é diretor da Japaranduba Fazendas Reunidas Ltda., negócio familiar com propriedades em Uberaba e no município baiano Muquém do São Francisco. Trabalha com pecuária de corte e também com pecuária seletiva, desenvolvendo a seleção genética nas raças nelore, nelore mocho e brahman.

Casado com a também zootecnista Renata Martins de Camargos Paranhos Ferreira, com quem teve dois filhos, o pecuarista já se dedicou ao melhoramento técnico do zebu na diretoria da Associação dos Criadores do Oeste da Bahia (Acrioeste) e no Conselho Técnico da Raça Nelore na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), além de ter atuado no Conselho Diretor do Instituto de Estudos Avançados em Veterinária José Caetano Borges.

Paranhos compõe a diretoria da ABCZ desde 2004, levado pelas mãos do então presidente Orestes Prata Tibery Júnior (2004-2007). Continuou na entidade na gestão de José Olavo Borges Mendes (2007-2010), trabalhando na área técnica do Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas. Na gestão seguinte, do presidente Eduardo Biagi (2010-2013), foi diretor da entidade. É também membro do Conselho Deliberativo Técnico da instituição para a raça nelore. Foi eleito presidente da ABCZ para o triênio 2013-2016, em chapa única, com 1.384 votos dos 1.411 associados.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.