Mineiro de Belo Horizonte, Luiz Carlos de Assis Bernardes nasceu em 22/02/1949. Com mais de quatro décadas de atuação profissional na comunicação, a primeira formação de Peninha, como é conhecido, foi o Direito. Graduou-se na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mesma instituição em que, em seguida, formou-se em Jornalismo.

Peninha atuou nas principais redações do país, em impresso, rádio e televisão. Entre os veículos em que trabalhou estão os jornais Estado de Minas, Diário do Comércio e Folha de S. Paulo, a revista IstoÉ, as emissoras de rádio CBN, Inconfidências e Band News, e as emissoras de televisão Rede Minas, TV Educativa do Rio de Janeiro (TVE) e a Rede Bandeirantes (em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília). Na Band Minas, última emissora de tevê aberta em que trabalhou, Luiz Carlos Bernardes foi editor-geral de jornalismo e apresentador do Jornal Band Minas.

Durante sua carreira, o jornalista atuou nas editorias de política, economia, internacional, esportes e teatro, trabalhando como repórter e colunista. Como professor, lecionou nos cursos de Comunicação e Teatro da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Luiz Carlos Bernardes também contribuiu nas principais entidades de representação da categoria. Foi presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) e dirigiu a Federação Latino-Americana de Jornalistas (Felap) e a Organização Internacional de Jornalistas (OIJ). No exercício de suas funções, percorreu cerca de 36 países.

O jornalista participou do livro “JK – Onde está a verdade?”, lançado pela Editora Vozes, como um dos responsáveis por conduzir e organizar o depoimento de Serafim Jardim, principal autor da obra. Atualmente, Peninha é membro do Departamento de Comunicação e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB Minas). Além disso, apresenta o programa ‘Além da Notícia’, com Edivaldo Farias, na TV Comunitária de Belo Horizonte.

Leave a Reply

Your email address will not be published.