Natural de Jerônimo Monteiro, pequena cidade localizada no Sul do Espírito Santo, José Carlos Carvalho nasceu no dia 5 de setembro de 1952. Graduou-se em Engenharia Florestal em 1974 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Concursado, veio para Minas Gerais em 1975 para trabalhar no Instituto Estadual de Florestas (IEF), onde ficou até 1987, chegando a diretor-geral da instituição.

De 1987 a 1990, foi secretário-geral e presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal e diretor e presidente substituto do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Retornou ao IEF em 1991, novamente como diretor-geral, onde ficou até 1995.

Em 1996, assumiu a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no governo de Eduardo Azeredo (PSDB). Com a derrota do tucano para Itamar Franco, Carvalho foi para Brasília, onde atuou como secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente de 1999 a março de 2002, quando assumiu a pasta no lugar de Sarney Filho e permaneceu até o final do governo Fernando Henrique Cardoso.

Retornou à Secretaria de Estado do Meio Ambiente ainda no primeiro mandato de Aécio Neves, iniciado em 2003, e exerceu a função até o final do primeiro governo de Antonio Anastasia, em 2010. Desde então, mantém uma empresa de consultoria especializada e percorre o país participando de conferências, palestras e seminários.

José Carlos Carvalho representou o Brasil em diversos eventos internacionais ligados ao meio ambiente. Foi o delegado do país na 3º Sessão de Reuniões da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em Nova York, vice-presidente para América Latina e Caribe da 10º Reunião do Comitê de Desenvolvimento Florestal dos Trópicos, realizada em Roma, e coordenador da mesa redonda sobre Globalização da Problemática Florestal no 10º Congresso Florestal Mundial, realizado em Paris.

Leave a Reply

Your email address will not be published.