Mineiro de Belo Horizonte, João Leite da Silva Neto nasceu em 13 de outubro de 1955, filho de pai policial e mãe dona de casa. Ex-atleta profissional, é nacionalmente conhecido por sua atuação no Clube Atlético Mineiro, time que defendeu por duas vezes – no início e no final da carreira. João Leite entrou no clube ainda nas categorias de base e se tornou um dos maiores ídolos da história alvinegra. O ex-goleiro foi o jogador que mais atuou pelo clube: foram 684 partidas, entre 1976 e 1989. Ele também é recordista em títulos. Em 17 anos no Galo, conquistou 11 Campeonatos Mineiros e uma Copa Conmebol. João Leite também defendeu o América Mineiro, o Guarani, o Vitória de Guimarães – Portugal – e a Seleção Brasileira.

Após aposentar as chuteiras, João Leite graduou-se em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e passou a militar politicamente, ingressando no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sigla que já presidiu em Belo Horizonte. Foi vereador entre 1993 e 1994 e atuou como secretário municipal de Esportes no mesmo período. Em 1994, elegeu-se para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa, atividade que exerce até hoje. Entre os anos de 2003 e 2004, o deputado foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, no primeiro governo de Aécio Neves. O político também foi candidato à prefeitura de Belo Horizonte por duas vezes, em 2000 (pelo PSDB) e em 2004 (pelo PSB), ficando em segundo lugar nos dois pleitos.

Cristão protestante, o deputado estadual João Leite é membro da Igreja Batista Central de Belo Horizonte. Ele foi um dos fundadores do ministério “Atletas de Cristo”, no início da década de 1980, após ter aderido à fé evangélica. O movimento reúne esportistas de diversas modalidades para participarem de eventos que ligam religião e esporte. Hoje, os “Atletas de Cristo” possuem mais de 70 grupos espalhados por vários países.

Assumiu, neste ano, o sexto mandato consecutivo como deputado estadual, após receber 63.623 votos nas eleições de 2014. Na Assembleia, já presidiu a Comissão de Segurança Pública e a Comissão de Direitos Humanos, duas áreas em que sempre atuou. Além disso, foi o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia e presidente das CPIs do Sistema Carcerário e das Carteiras de Habilitação. Atualmente é o vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa. João Leite foi autor dos projetos de lei de Incentivo aos Esporte, de criação do Conselho Estadual do Idoso e de proibição de fumar em espaços públicos fechados em Minas Gerais. Também ficou conhecido por ser o idealizador dos projetos “Campos de Luz” e “Casas Lares”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.