Mineiro de Belo Horizonte, Ivo Faria da Costa descobriu cedo a vocação para a culinária. Membro de uma família humilde, aos 14 quis entrar em um curso para garçom. Essa, no entanto, não era uma atividade comum aos negros – era mais “apresentável” um garçom branco. Matriculou-se, então, no curso técnico de cozinha do Senac em Belo Horizonte. Foi nessa instituição que  Ivo iniciou-se como profissional da área como instrutor-chefe, substituindo Lucien Ilts, seu principal mentor e incentivador.

Com o objetivo de ter uma formação completa, Ivo Faria fez diversos estágios, tanto no Brasil quanto no exterior, além de cursos em diferentes áreas ligadas à culinária, gastronomia e administração de restaurantes. Cursou Nutrição e Dietética e estudou no Centro Internacional de Glion, na Suíça. Ivo participou e ainda participa de diversos festivais de gastronomia como chef convidado, colaborador e consultor. Dentre eles, destacam-se o Brazilian Food Festival – United Nations Delegates Dining Room; Les Pantagruels em Búzios; Confraria da Bairrada, em Portugal; Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes e Festival de Araxá; Madrid Fusion; Mesa Tendências São Paulo e Prazeres da Mesa Ao Vivo.

A rica trajetória permitiu que, em 1995, Ivo Faria trouxesse para Belo Horizonte um novo conceito em restaurantes, o Vecchio Sogno: uma casa em que a cozinha era chefiada pelo próprio dono do estabelecimento. Apesar da base francesa, Ivo optou pela culinária italiana – e a ideia deu certo. O restaurante, que completou 20 anos no primeiro semestre de 2015, costuma receber empresários, políticos e personalidades mineiras e já ganhou várias vezes o título de melhor da cidade por revistas especializadas – bem como Ivo Faria, considerado por várias publicações o melhor chef de Belo Horizonte. Além do Vecchio Sogno, Ivo Faria é proprietário do restaurante e pizzaria La Palma, também em Belo Horizonte. A cozinha do estabelecimento é comandada por sua filha Naiara Faria e vem se consagrando como um restaurante de excelência na região.

 

 

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.