Gilmar Alves Machado nasceu em 6 de novembro de 1961, no município de Cascalho-Rico, no Triângulo Mineiro. Formado em História pela Universidade Federal de Uberlândia, Gilmar foi professor do ensino médio em escolas públicas. Sua militância política começou ainda no período da graduação, quando foi presidente da Juventude Batista e, posteriormente, como dirigente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Fundador do PT em Uberlândia, cidade para onde se mudou com a família ainda na infância, Gilmar Machado está na vida pública há mais de vinte anos. Foi deputado estadual por dois mandatos (1991-1999) e federal por quatro (1999-2012). Na Assembleia Legislativa, foi líder de bancada do seu partido. Na Câmara dos Deputados, Gilmar militou pelos direitos humanos e das minorias. Foi vice-líder dos governos Lula (2008-2010) e Dilma Rousseff (2011-2012). Gilmar foi presidente da Comissão de Orçamento, relator do Estatuto do Torcedor, do Estatuto do Esporte e da Lei Orçamentária Anual (LOA). Também foi o autor da Emenda Constitucional que originou o Plano Nacional de Cultura. Entre 2006 e 2012, foi considerado um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

 

Em 2012, foi indicado pelo PT e aliados – numa coalizão de mais de dez partidos – como candidato à prefeitura de Uberlândia, cargo para o qual já havia se candidatado em 1992 e 2004, sem sucesso. Foi eleito com 236.418 votos (68,72% dos votos válidos), em primeiro turno.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.