Mineiro de São João Nepomuceno, município da Zona da Mata, Fernando de Barros Filgueiras nasceu em 08/11/1977. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor na mesma área pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Tem ênfase em teoria política, políticas públicas e comportamento político, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política normativa, Estado e governo, teoria democrática, Direito e democracia, corrupção e bom governo.

Atualmente, Fernando Filgueiras é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Ciência Política (DCP) – o mais antigo do país -, no qual também ocupa a posição de chefe do Departamento. Desde 2014, o professor também é o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, em exercício até 2018. Ele ainda é pesquisador e coordenador do Centro de Referência do Interesse Público (CRIP) da UFMG.

Em sua trajetória acadêmica, o cientista político Fernando Filgueiras publicou o livro “Corrupção, democracia e legitimidade” (Editora UFMG, 2008) e organizou as obras “Estado, Direito e Ética – Ensaios sobre questões de nossa época” (Granbery Edições, 2007), “Ética pública e controle da corrupção” (Fundação Konrad Adenauer, 2011), “Corrupção e sistema político no Brasil” (Civilização Brasileira, 2011) e Dimensões políticas da justiça (Civilização Brasileira, 2013). Também escreveu capítulos para diversas publicações e artigos para publicação em periódicos científicos nacionais e internacionais.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.