Mineiro de São João del-Rei, município do Campo das Vertentes, Cristiano Silveira nasceu em 26/05/1978. Deputado estadual eleito para a primeira legislatura em 2014, Cristiano é graduado em Filosofia e pós-graduado em Planejamento e Gestão Estratégica.

Cristiano Silveira iniciou sua carreira política como líder estudantil da União Municipal dos Estudantes (Umes), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE). A militância no movimento o conduziu para a militância política no Partido dos Trabalhadores (PT) e para novos desafios. Em 2000, aos 22 anos, ele foi eleito vereador em São João del-Rei, sendo o mais jovem político eleito na história da cidade. Em 2004, elegeu-se vice-prefeito do município, em uma polêmica chapa com Sidney Antônio de Sousa (Sidinho do Ferrotaco), do PSDB. A gestão foi marcada por escândalos de corrupção, o rompimento entre Cristiano e Sidinho e o afastamento do prefeito para responder a processo.

O político atuou também como coordenador da Comissão Regional de Segurança Alimentar do Campo das Vertentes, durante dois mandatos. Entre 2009 e 2011, foi consultor da Unesco no monitoramento das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade em Minas Gerais por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça.

Em 2014, Cristiano Silveira foi eleito deputado estadual com 46.730 votos. Na Assembleia Legislativa, atualmente é presidente da Comissão de Direitos Humanos, membro da Comissão de Constituição e Justiça e vice-líder do Bloco Minas Melhor.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.