Mineira de Serro, município da região do Vale do Jequitinhonha, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Assusete Dumont Reis Magalhães nasceu em 18 de janeiro de 1949. Graduou-se em Direito e Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cursou pós-graduação na Universidade Lusíada, em Portugal. Com mais de trinta anos de trajetória profissional no Direito, Assusete Magalhães ocupou funções em instituições públicas de diferentes instâncias.

Foi advogada, assessora jurídica do Ministério do Trabalho, procuradora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), procuradora da República e, por fim, juíza, cargo que exerceu a partir de 1984, em Minas Gerais. Promovida por merecimento, chegou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 1993, onde exerceu o cargo de corregedora geral da Justiça de primeiro grau da 1ª Região. No biênio 2006-2008, foi a primeira mulher a presidir o TRF-1.

Em 2012, após ser escolhida pela presidente Dilma Rousseff em uma lista tríplice, Assusete Magalhães tomou posse no Superior Tribunal de Justiça, ocupando a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Aldir Passarinho Júnior. No Tribunal, a ministra integra a Segunda Turma da Primeira Seção, responsável pelas matérias de Direito Público. A magistrada é a sétima mulher a compor o STJ.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.