Mineira de Belo Horizonte, Ana Elisa Ferreira Ribeiro nasceu em 27 de agosto de 1975. É escritora, professora e pesquisadora. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Elisa construiu sólida carreira acadêmica. É mestre em Linguística pela UFMG com a dissertação Ler na tela – novos suportes para velhas tecnologias e doutora em Linguística Aplicada, pela mesma universidade, com a tese Navegar lendo, ler navegando – aspectos do letramento digital e da leitura de jornais. Ana Elisa fez pós-doutorados na PUC Minas e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu terceiro pós-doc está em andamento, no Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, onde pesquisa escritoras mineiras.

Pesquisadora nas áreas de letramento e leitura,  Ana Elisa Ribeiro é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atua na educação profissional técnica de nível médio, no bacharelado em Letras, em cursos de especialização e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Mestrado e Doutorado), do qual foi coordenadora até julho de 2015.

Atuando há mais de vinte anos no cenário literário, Ana Elisa já publicou livros em diferentes gêneros: poesia, crônica, obras infantis. Seu primeiro livro foi Poesinha, coletânea de poemas, publicado em 1997. Desde então, a produção literária e acadêmica da escritora e professora aumenta e se diversifica. É cronista da revista eletrônica Digestivo Cultural, de São Paulo, desde 2003 e também autora de livros e publicações literárias coletivas no Brasil, em Portugal, na França e no México. Em 2014, foi indicada como semifinalista do Prêmio Portugal Telecom com dois livros. Em parceria com o poeta Bruno Brum, organiza a Coleção Leve um Livro, projeto de distribuição de livros de poesia contemporânea em Belo Horizonte. Ana Elisa é considerada uma das principais poetas da sua geração.

Related Posts

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.